Transferência de animal para o Parque Aldeia do Papai Noel de Gramado, em setembro, havia deixado moradores contrariados

Geral
03/12/2019 21:08

Há meses longe de casa, o cervo Chico retornou nesta terça-feira (3) para São Francisco de Paula. O animal exótico foi alvo de uma disputa entre moradores locais e a Divisão de Fauna da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que resolveu removê-lo da cidade após uma vistoria, em setembro, e encaminhá-lo para o Parque Aldeia do Papai Noel de Gramado

Chico apareceu em São Francisco de Paula pela primeira vez em janeiro deste ano, quando, ainda filhote, foi encontrado nas terras de Jorge Marques, dono de uma fazenda de 170 hectares. Jorge decidiu manter o animal sob sua proteção, mas quando procurou, em maio, a promotoria local para regularizar a situação e garantir a permanência do cervo na propriedade, a Sema optou por sua remoção. 

Moradores de São Francisco contestaram a decisão na Justiça, alegando que as condições de vida de Chico eram piores na Aldeia do Papai Noel em Gramado, onde permanecia em um local fechado, do que em seu município, onde podia viver em liberdade. Em 18 de novembro, o juiz Carlos Eduardo Lima Pinto, da comarca de São Francisco de Paula, teve o mesmo entendimento, declarando que a "medida mais condizente" para o bem-estar do animal era o "retorno imediato ao local que habitava". 

Segundo relato da advogada Daniella Pinto, que trabalhou como voluntária no caso, a decisão original da Justiça — de 18 de novembro — foi anulada pelo Tribunal de Justiça do Estado, que determinou alteração de competência para outro sistema. Após as mudanças, nova decisão ocorreu nesta segunda-feira (2), com a mesma conclusão, e a expedição de um mandado de busca e apreensão que garantiu a transferência do animal.

Ainda de acordo com Daniella, Chico não precisou de tranquilizantes para o transporte e, assim que os netos de Jorge Marques o reencontraram, ficaram emocionados ao revê-lo. 

Fonte: Gaúcha/ZH