Canela deverá permanecer na bandeira vermelha por ter um caso hospitalizado

Canela não se enquadra no decreto estadual 55.322, que permite aos municípios sob bandeira vermelha, recorrer ao Gabinete de Crise do Estado para permanecer na bandeira laranja. Isso porque o município tem atualmente um registro de hospitalização de morador com COVID-19, que passa bem.
As regras para não ficar na bandeira vermelha valem para cidades que não registrarem óbito ou caso de hospitalização de residente nos últimos 14 dias e que mantenham rigorosamente atualizados os registros nos sistemas oficiais. Nesse caso, poderão adotar, por meio de regulamento próprio, protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.
Mesmo assim, a Prefeitura de Canela informou que vai recorrer porque existem inconsistências nos dados apresentados pelo governo do Estado.
O prazo para o envio do recurso termina às 8h de domingo, dia 28. Até a tarde da segunda-feira (29), o Gabinete de Crise analisará os dados enviados e rodará o mapa novamente, cuja definição final será divulgada na segunda à tarde. As bandeiras definitivas passam a valer, portanto, a partir de terça-feira, dia 30.
“Estou profundamente irritado e decepcionado. Uma semana abre, outra semana fecha. Canela tem feito um esforço sobre-humano para manter a saúde, é a cidade que mais testa da região e agora corre o risco de ficar fechada novamente 15 dias. Vamos continuar as ações de prevenção a essa pandemia, mas a população precisa fazer a sua parte e nos ajudar nesta luta. Porém, só vamos saber se continuaremos na bandeira vermelha após a análise do recurso pelo governo do RS, que acontece na segunda-feira, dia 29”, afirmou o prefeito Constantino Orsolin.