Geral
12/08/2019 18:56

A APAE Gramado - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - comemora 50 anos de atividades na cidade e recebe Moção de Aplausos de Câmara Municipal. A autoria da homenagem, que visa parabenizar a entidade que tanto faz pela comunidade, é do vereador Volnei da Saúde (Progressistas) e foi entregue na sessão de hoje (12). 

“O Movimento APAEANO é o maior movimento social na sua área de atuação integral de ações e serviços a pessoas com deficiência intelectual e múltipla e as suas família no Brasil, atuando em 2.200 municípios, e envolvendo 3500 pessoas atendidas. Na passagem dos 50 anos homenageamos todos os ex-presidentes que voluntariamente dedicaram parte de suas vidas a causa APAEANA. A APAE de Gramado esta passando por transição de endereço, no próximo ano estaremos em sede nova, assim é com muito orgulho é que encerramos uma fase de 50 anos de serviços prestados para a comunidade para iniciarmos uma nova fase, no projeto APAE mais 50 anos, agradecemos a diretoria, aos funcionários, aos beneficiários, familiares, aos poderes constituídos e a comunidade pelo apoio. Participar e construir juntos faz toda a diferença. Recebam o nosso muito obrigado”, disse o ex-presidente, Jorge Maldaner. 

“50 anos de dedicação integral a todas as pessoas portadoras de necessidades especiais que buscaram apoio nessa instituição. A história da APAE é a história de coragem de um grupo interessado na causa das pessoas com deficiências mentais e múltiplas, esses homens e mulheres abnegados se reuniram há cinco décadas e fundaram a APAE e deram assistência nas áreas de educação, saúde, inclusive na inclusão social, e na defesa dos direitos sociais. A APAE continua caminhando no objetivo de cumprir cada vez mais com sua missão que é articular e promover ações de prevenção a inclusão, na perspectiva de melhoria da qualidade de vida dos usuários da instituição. Trabalho realizado pela APAE ao longo dos anos nos traz grande satisfação e orgulho, um trabalho qualificado. Quando todos se unem em um só abraço a vida demonstra um gesto de gratidão. Diferente sim, incapaz não. Podemos nos orgulhar do sucesso da APAE que garante um serviço de qualidade, sem preconceito e com carinho. É uma honra compartilhar os 50 anos dessa entidade. Minha homenagem a toda essa equipe que faz do amor ao próximo a sua maior recompensa”, falou o vereador Volnei, em nome da Casa Legislativa. 

 

Histórico

Fundada em 26 de julho de 1969 APAE Gramado há 50anos prestando serviços às pessoas com Deficiência Intelectual e ou Múltiplas.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gramado é uma entidade beneficente de Assistência Social, sem fins lucrativos, e tem por objetivo atender pessoas com deficiência intelectual e múltipla através de um trabalho adequado às suas necessidades.

Tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio a família direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.

A APAE visa fazer com que o beneficiário e sua família reconheçam a sua importância na sociedade, e, ao mesmo tempo, a conscientização no reconhecimento da Pessoa com Deficiência dentro do contexto social e comunitário, auxiliando assim na construção de sua cidadania.

A APAE de Gramado tem em sua gestão uma diretoria composta por pais e amigos que voluntariamente administram e executam ações cumprindo o Estatuto Social Padrão das APAES.

Nestes 50 anos estiveram como presidentes da Instituição:

1969 – 1987 – Ivo Bezzi

1988 – 1990 – Mario da Silva

1991- 1995 – Jorge Cavallin

1996 –  Leudir Ecker Negri

1997 – Jorge Cavallin

1998 – 1999 – Irineu Dressel

2000 – 2002 – Isoldi Sofia Grans

2002 – 2004 – Irani Domingos Corrêa

2005 – 2007 – Ivoni Teresinha Schneider Adam

2008 – 2009 – Jorge Maldaner

2010 - 2013 - Marilei Caberlon Andreis

2014 – 2016 - Maristela Ferrari

Atualmente está como presidente da APAE Gramado, gestão 2017/2019 a Irani Domingos Corrêa e como coordenadora da Instituição, Cristine Parmegiani.     

A APAE Gramado atende 117 beneficiários de 0 a 70 anos com a atuação de uma equipe multidisciplinar composta por 15 profissionais. No decorrer dos anos a Instituição teve um aumento significativo de solicitação de avaliações, fazendo com que ocorresse um grande aumento do número de atendimentos terapêuticos. No ano de 2016 haviam 95 beneficiários matriculados, para o ano de 2019 atendendo a demanda por hora apresentada, haverá uma crescente nos atendimentos prevista para 130 beneficiários e suas famílias.

Na demanda de atendimentos estão beneficiários com deficiência intelectual e/ou múltipla, encaminhados pela rede municipal e estadual de ensino, da rede de saúde (pública e privada), da assistência social e comunidade em geral.

Os beneficiários e suas famílias recebem atendimentos terapêuticos individuais nas áreas de:

-Fisioterapia; 

- Fonoaudiologia;

- Intervenção precoce;

- Neurologia;

-Psicologia;

- Psicopedagogia;

-Psiquiatria;

-Serviço social;

- Terapia ocupacional.

E em grupos terapêuticos:

-Ambiento terapia I, II e Infantil, Grupo Grau Leve,

-Grupo de Convivência,

-Oficina de Produção,

-Oficina Terapêutica,

- P. I.M. T - Programa de Inserção no Mercado de Trabalho,

- Escuta Sensível,

-Capoeira,

-Educação Física.

A APAE vem atuando em espaços coletivos de controle social e de proposição de políticas públicas. Atualmente, a instituição se faz representar nos seguintes conselhos: COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social e CMS – Conselho Municipal de Saúde.

Para garantir o atendimento qualificado às pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla de nosso município, contamos com a parceria dos setores públicos privados e de pessoas físicas e jurídicas.