Geral
14/04/2021 17:57

801 gramadenses que já estão aptos a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 não compareceram aos locais para o complemento da imunização. De acordo com o secretário da Saúde, Jeferson Moschen (PP), 48 deles são maiores de 85 anos, 236 estão na faixa entre 80 e 84 anos, 214 entre 75 e 79 anos e 303 entre 70 e 74 anos.

O fenômeno não é exclusividade de Gramado. Somente em Porto Alegre, mais de 19 mil pessoas ainda não voltaram para tomar a segunda dose. Por isso, a Secretaria Estadual da Saúde irá encaminhar às vigilâncias municipais, relatórios com os nomes de todos os idosos que podem tomar a segunda dose. A base dos dados é o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), abastecido pelos municípios, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas.

“Essas informações nominais, que os próprios municípios podem gerar, é uma tentativa de auxiliar no reforço de estratégias locais, para facilitar a busca pelos faltosos e entender por que ainda não vacinaram. Pode ter acontecido, por exemplo, de a pessoa ter adoecido, ou então já ter sido vacinada e o município ainda não ter tido tempo de registrar. Mas ressalto que, mesmo que o prazo tenha passado, é preciso que a pessoa tome a vacina, a qualquer tempo”, explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

Fonte: Miron Neto