Economia
15/05/2024 10:49

A Fraport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, voltou atrás sobre a informação de que o aeroporto seria aberto somente em setembro. A notícia chegou a ser divulgada em diversos veículos de imprensa, incluindo a Gaúcha/ Zero Hora.

A concessionária emitiu comunicado na noite desta terça-feira, dia 14, informando que as operações seguem suspensas por tempo indeterminado, mas não procede a informação de que o terminal de Porto Alegre teria uma data de reabertura para setembro.

O comunicado destaca que é necessário esperar a água baixar para que seja possível avaliar os impactos na infraestrutura aeroportuária. Desta forma, no momento, não há estimativa dos danos causados pela enchente, tampouco uma previsão de retorno das operações, que seguem, até este momento, com a previsão de retomada no dia 30 de maio.

O aeroporto está fechado desde o dia 3 de maio, por conta das chuvas que assolam o Estado e causaram inundações, inclusive, na pista e nos terminais do Salgado Filho. Nesta terça-feira, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) determinou que as companhias suspendam as vendas de passagens aéreas para o Salgado Filho.

Diante deste cenário de fechamento, a Fraport está estruturando a operação de voos comerciais para o transporte de passageiros a partir da Base Aérea de Canoas. O plano contará com ações para adaptação da Base para receber passageiros, além de cargas e ajuda humanitária, que já está em andamento.

Para garantir o cumprimento da legislação aeronáutica internacional e as regras da aviação brasileira, a Fraport Brasil tem a autorização para operar até cinco voos diários saindo deste novo ponto. Nos próximos dias serão divulgadas as informações referentes a destinos, horários e demais procedimentos relacionados e necessários para o embarque de passageiros.

Confira a nota divulgada pela Fraport:

“A Fraport Brasil esclarece que não procede as informações que circulam na imprensa sobre uma data de reabertura do aeroporto de Porto Alegre e reitera que segue válido até o dia 30/5 o NOTAM (Notice to Airman) emitido no último dia 6/5. A concessionária informa ainda que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. No momento, não temos uma estimativa dos danos causados pela enchente. Após as águas baixarem, teremos condições de avaliar em detalhes os impactos na infraestrutura aeroportuária.

Vale ressaltar que estamos trabalhando para viabilizar os voos comerciais (para passageiros e cargas), em menor escala, a partir da Base Aérea de Canoas. No momento, a Fraport Brasil recebeu a autorização para operar cinco voos diários.”