Com 98% de ocupação hoteleira, turistas lotam Gramado e comércio registra alta de 30% nas vendas de chocolate

Nem a chuva foi capaz de esfriar o movimento em Gramado neste sábado (19), véspera de Páscoa. Mesmo com o tempo instável, turistas ocuparam as ruas da cidade em grande número, movimentando o comércio e superando as expectativas para o feriadão prolongado.
De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da Serra Gaúcha (SindTur), a ocupação da rede hoteleira chegou a 98%, um índice superior aos 95% previstos anteriormente pela entidade. A Secretaria de Turismo do município estima que cerca de 200 mil visitantes devem circular pela cidade até a próxima segunda-feira (21), quando se celebra o feriado de Tiradentes.
O SindTur afirma que este é o maior movimento registrado durante a Páscoa em uma década, impulsionado por um fluxo intenso de famílias gaúchas, visitantes do Sudeste do país e também de turistas do Uruguai e do Nordeste.
No setor hoteleiro, o clima é de otimismo. Muitos hotéis da cidade atingiram a lotação máxima para o feriado. A administração de um dos principais hotéis de Gramado, com 145 leitos, que estão totalmente lotados, relata que a procura por reservas aumentou significativamente logo após o Carnaval, demonstrando um sinal de recuperação para o turismo local.
As expectativas são positivas, principalmente após os impactos provocados pela pandemia e pelos eventos climáticos adversos de 2023 e 2024. “É um período que marca um novo momento, com perspectivas de retomada”, afirma o gerente geral.
A movimentação também aqueceu o comércio local. Na Rua Borges de Medeiros, tradicional ponto turístico de Gramado, a loja de chocolates Lugano observou um crescimento expressivo nas vendas. Segundo a empresa, o volume de negócios aumentou em pelo menos 30% em relação mesma época do ano passado. O destaque, segundo a marca, ficou para a presença de turistas da Argentina e do Uruguai, que chegaram em maior número nesta semana, acompanhados de suas famílias.
“Foi uma semana fora do comum, com muito mais movimento do que o esperado. Isso impactou tanto a loja quanto a cafeteria de maneira muito positiva”, declarou a empresa.
Enquanto isso, pontos icônicos como a Rua Coberta e a Igreja São Pedro seguem sendo os mais procurados pelos visitantes, que enfrentam a garoa com guarda-chuvas e casacos. O trânsito nas principais vias, como a Borges de Medeiros, exige paciência dos motoristas, devido ao grande fluxo de pedestres e ao congestionamento.
Com o frio se aproximando e o calendário turístico se intensificando, a expectativa do setor é manter o ritmo de crescimento nos próximos feriados e eventos da cidade.