Sociedade Recreio Gramadense celebra 110 anos de história com homenagem na Câmara de Vereadores

Sociedade Recreio Gramadense celebra 110 anos de história com homenagem na Câmara de Vereadores
Cultura
Gabriela Michaelsen, presidente da Sociedade Recreio Gramadense - Créditos: Ascom/Câmara

A Sociedade Recreio Gramadense é um dos clubes sociais mais antigos de Gramado e também um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, 15 de abril, a instituição celebra seus 110 anos de história. Para marcar a data, a Câmara Municipal dedicou um espaço especial durante a sessão ordinária desta segunda-feira (14), reconhecendo a relevância cultural, histórica e social do clube para a cidade.

Gabriela Michaelsen, atual presidente da Sociedade Recreio Gramadense, foi a oradora da tribuna. Em sua fala, ela apresentou um panorama da história do clube e comentou sobre a festa comemorativa realizada no último sábado, 12 de abril. Gabriela emocionou-se ao lembrar de uma conversa que teve com a estimada Iraci Casagrande:

“Ela me disse: ‘Tu és bisneta do Lied, o primeiro presidente deste clube’.”

Com isso, Gabriela resgatou as origens da Recreio:

“Quem idealizou o clube para trazer a Gramado os eventos, as boas maneiras e a sociabilidade foi Oswaldina Panitz Lied, minha bisavó e esposa de João Leopoldo Lied”, contou.

“Com esse propósito de criar um espaço de convivência, cultura e lazer, no dia 15 de abril de 1915 foi fundada a Sociedade Recreio Gramadense, já com sua primeira diretoria formada e com estatutos redigidos em alemão e português. Passados 110 anos, o clube segue sendo parte fundamental da história de Gramado”, destacou Gabriela.

Ela também relembrou eventos marcantes e a trajetória de lideranças que passaram pela presidência: “Carnavais, jogos de bolão, carteado, partidas na quadra de esportes, bailes como o do suéter, debutantes e muitos outros eventos sociais marcaram gerações. Já são 44 presidentes até hoje — e tenho a honra de ser a primeira mulher a presidir o clube desde 2023, estando agora no meu segundo mandato.”

Gabriela ainda reforçou a importância da Recreio para a comunidade:

“A Sociedade Recreio Gramadense é muito mais do que um espaço de confraternização. É um símbolo de união, lazer e história para a nossa cidade.”

Por fim, ela comentou sobre a celebração do último sábado:

“Foi um baile lindo, com a presença de ex-presidentes, representantes e da comunidade gramadense. Muito emocionante ver gerações reunidas e saudosas por uma noite tão especial. Um evento inesquecível que celebrou com carinho os 110 anos da Recreio. Parabéns! Viva a Recreio! Viva Gramado!”, finalizou.