Cultura
02/12/2019 08:54

Um endereço eletrônico para conservar e resgatar inicialmente mais de cinco mil documentos e fotos de Gramado. Esta é a meta do site do Arquivo Público João Leopoldo Lied, lançado no sábado, 30 de novembro, no Centro de Cultura Prefeito Arno Michaelsen.

O secretário da Administração, Julio Dorneles, destacou a importância do site para preservar a memória documental da área pública do Município. "Serão inicialmente cerca de 5 mil documentos e fotos relacionados aos quase 1,5 mil servidores públicos, processos da Procuradoria do Município e licenciamentos ambientais que comporão o arquivo digital", exemplificou Dorneles.

De acordo com o vice-prefeito Evandro Moschem (MDB), só é possível pensar no futuro examinando o passado para saber quem nos trouxe até aqui. "Os protagonistas de Gramado não são o prefeito, o vice-prefeito e os secretários. O protagonismo é do povo gramadense, dos antepassados que precisam ser constantemente homenageados. Pessoas como (as historiadoras) Iraci Casagrande e Marília Daros", destacou Moschem.

Segundo projeção da diretora do Arquivo Público, Karen Dinnebier, além de compartilhar os registros históricos de propriedade do arquivo, as pessoas que possuem registros também vão poder publicar suas imagens. "E ainda poderão interagir com informações sobre as fotografias, nos ajudando a completar as informações que faltam e também ser uma referência em pesquisa da história de Gramado", disse.

Para acessar o site: arquivopublico.gramado.rs.gov.br