Cultura
23/03/2021 13:59

O setor cultural tem sido um dos mais afetados economicamente pela pandemia da Covid-19. Casas de espetáculo que não abrem há um ano, teatros e cinemas fechados por todo o Brasil, eventos e shows suspensos, museus, fontes e feiras literárias impedidas de acontecer. Em Gramado não tem sido diferente.

A interrupção das atividades, o cancelamento dos principais espetáculos do Natal Luz de 2020, e a não realização de outros tantos eventos, entre outros, trouxeram um impacto gigantesco para um setor que é essencial para que o turismo e o desenvolvimento econômico de Gramado aconteçam.

Por isso, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais, lançarsm a campanha Selo Amigo da Cultura de Gramado, com o objetivo de arrecadar recursos para aplicação direta no Fundo Municipal de Cultura, utilizado para fomentar e estimular a produção artístico-cultural no município de Gramado.

A ideia é simples, angariar empresas parceiras da cultura para aporte de recursos direto no Fundo Municipal de Cultura como doação. Em contrapartida, a empresa em questão recebe o título de “Amiga da Cultura de Gramado” e pode aplicar o selo da campanha em todo seu material institucional, e ainda assinar a participação especial em alguns dos eventos e ações realizados pela Secretaria de Cultura.

Dessa forma, a campanha pretende criar uma rede colaborativa de fomento à produção cultural do município em um momento de tanta fragilidade econômica. Consequentemente, os artistas e agentes culturais serão contemplados.

“Os olhares da Administração Pública hoje estão voltados sobremaneira para a saúde de Gramado e tanto Secretaria da Cultura quanto o Conselho de Políticas Culturais estão obstinados na busca de recursos para subsidiar projetos culturais no município. Sabemos que existem diversas empresas que podem e vão ajudar a cultura, afinal de contas, além de estarem contribuindo com um setor indispensável para o turismo do município, aliarão suas marcas a uma causa tão nobre, que é o fomento à cultura como agente transformador ” , destacou o secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.

Caso sua empresa tenha interesse em se tornar Amigo da Cultura de Gramado, basta entrar em contato pelo e-mail cultura@gramado.rs.gov.br ou pelo WhatsApp 54 98401-7707.  

O Selo

O Selo Amigo da Cultura foi desenvolvido pelo colaborador da Secretaria de Cultura de Gramado e artista plástico nas horas vagas, César Rebello, de forma gratuita. É inspirado na arquitetura da cidade e por ser o ponto central da cultura gramadense, traz a presença do Centro Municipal de Cultura de Gramado Prefeito Arno Michaelsen, onde também está localizada na sede da Secretaria Municipal da Cultura.