Olivas de Gramado reabre espaço expositivo com pintura do interior e recebe encontro ao ar livre
CulturaUma das novidades no parque Olivas de Gramado é a reabertura do espaço expositivo, destinado para receber exposições de obras de arte de artistas locais e convidados do Gramado Natural. A exposição, que ocorrerá na reabertura da sala de exposição, será com as mais de 80 obras de arte produzidas pelas áreas rurais de Gramado, pelo Coletivo Plein Air Gramado. Além da exposição, o parque Olivas é apoiador do projeto Gramado Natural e será palco do encerramento do evento no dia 29/09, domingo.
Durante o primeiro semestre deste ano, o Coletivo Plein Air Gramado, composto por quatro pintores gramadenses, desbravou as áreas rurais da cidade e, imersos na arquitetura rústica e nas tradições preservadas, usaram cada pincelada para contar as histórias das gerações que moldaram a cidade. O tempo pareceu desacelerar, permitindo uma reflexão profunda sobre o passado que ainda pulsa nas veias de Gramado.
Desta trajetória artística ao ar livre destes pintores, nasce uma coleção de obras de arte, que captura a calma e a beleza natural de vinte colônias gramadenses. Com técnicas variadas, eles eternizaram a harmonia entre natureza e história, refletindo a vida pacata do campo e a identidade cultural da cidade.
A cada saída foram produzidas quatro obras, quatro visões artísticas diferentes sob a mesma localidade.Proporcionando assim, a criação de um acervo de mais de oitenta obras de arte.
E assim nasce a primeira coleção de obras de arte do Gramado Natural, uma celebração do belo e do naturalgramadense.
Sobre a exposição
As pinturas ficarão expostas de 23 de setembro a 22 de outubro e poderão ser visitadas de quinta a terça, das 10h30 às 18h, pelos visitantes que estiverem no parque.
“Para nós, trazermos a exposição para o Parque Olivas é, sobretudo, um grande prazer. Além de serem nossos apoiadores do projeto cultural, o Olivas possui uma riqueza natural única, dono do pôr do sol mais encantador da cidade. As obras aqui expostas retratam como é de fato nosso interior, as colônias e a vida simples das áreas rurais de Gramado”, ressalta Alessandro, artista plástico e curador do projeto.
Além das pinturas, será possível conferir os registros audiovisuais produzidos durante as saídas de campo, expostos aos visitantes e que contam com acessibilidade através de audiodescrição e Libras. Assim, os visitantes poderão vivenciar o processo das pinturas criadas pelas mãos de Debora Dhein, Alessandro Müller, Rogerio Baungarten e Jonatan Dhein, os integrantes do coletivo.
Ainda no mês de setembro o parque será palco para que artistas plásticos e amantes das artes possam retratar ao vivo suas paisagens. No dia domingo (29), a partir das 13h30, haverá uma programação especial de encerramento da primeira edição do Gramado Natural – 1º Encontro de Pintura ao ar Livre e todos os artistas plásticos do evento estarão livremente pintando nossas belezas naturais.