Cultura
08/03/2021 11:25

Os eventos de Gramado estão ameaçados após a decisão do governo federal de suspender a Lei Rouanet. Uma portaria federal assinada na última sexta-feira (5), suspende a análise de projetos que buscam recursos da Lei Rouanet em cidades e Estados com restrições de circulação e atividades econômicas.

A medida pode causar sérios prejuízos para os principais eventos de Gramado. Os grandes eventos de Gramado, como Natal Luz e Festival de Cinema, precisam da Lei Rouanet para serembilizados. Além disso, cada projeto demora cerca de 90 dias para ser analisado pela Secretaria de Cultura, período em que é provável que já tenha sido levantadas.

A portaria gerou indignação de representantes e profissionais da cultura em todo o Brasil, incluindo a secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo, que já foi proponente cultural do Natal Luz..

A portaria nº 124 diz que "só será analisado e publicado no Diário Oficial da União como propostas culturais, que envolve interação presencial com o público, cujo local da execução não está em ente federativo em que haja restrição de circulação, toque de recolher, bloqueio ou outras ações que executam uma execução do projeto ".

A medida é válida por 15 dias, podendo "ser prorrogada ou suspensa" e dependendo da manutenção ou não das medidas restritivas. Ela é vista como uma retaliação do governo federal aos governadores que impuseram restrições mais sérias neste momento da pandemia.