Cultura
28/11/2019 13:35

O 32° Sonho de Natal de Canela está recheado de atrações. Estátuas Humanas, O Som do Vento, a Corrida do Noel e o Coro de São Francisco de Paula são os destaques deste fim de semana.

Criado pelo Estúdio de Pesquisa Cia Lisi Berti, a atração intitulada “Estátuas Humanas - uma performance do nascimento de Cristo” apresenta um olhar diferente para retratar o momento religioso histórico no 32° Sonho de Natal. O atrativo fará sua estreia no sábado (30), às 19h, na Praça João Corrêa.

A apresentação é inspirada em imagens de pintores renascentistas, sob um olhar mais contemporâneo e com um visual estético apurado, em que as estátuas humanas encenam passagens do nascimento de Cristo. Personagens como pastores, anjos, Maria, José e o Menino Jesus apresentam uma história carregada de emoção, que tem como pano de fundo uma trilha de cantos gregorianos.

A atração integra a programação do Sonho de Natal desde 2013. “A partir daquele ano começamos um trabalho que sempre é feito no Natal e na Páscoa, adaptando e melhorando cada vez mais as performances”, explica Lisiane Berti. 

Nessa edição, as Estátuas Humanas vão contar com sete personagens, cinco protagonistas e dois substitutos. O elenco é formado pelos atores Pedro Campos, Emiliano Marzano, Renata Brito, Gabriel Delgado, Tiago Rutzen e Júlia Parissoto. 

A edição 2019 traz algumas novidades, como a inserção de uma moldura na qual os personagens estarão inseridos, formando de fato um quadro vivo. “Além disso, é a primeira vez que as apresentações vão acontecer à noite e em um novo local, na Praça João Corrêa, pois nos anos anteriores elas eram realizadas em frente à Catedral”, revela a atriz e produtora.

O Som do Vento traz a fusão do tango com jazz

O Som do Vento é grupo instrumental que traz para o Sonho de Natal a fusão do tango argentino com o jazz norte americano. O espetáculo também estreia no sábado (30), às 21h30, no Multipalco da Praça João Corrêa. Para a 32ª edição, os principais temas natalinos ganham releituras com arranjos musicais e de cenário que surpreendem pela beleza e plasticidade.

O primeiro show no Sonho de Natal foi em 2015 e, desde então, todo o ano o grupo vem com novidades. “Trazemos as músicas natalinas bem conhecidas, populares, nas versões de milonga, chamamé e chacarera. Também apresentamos releituras de tangos clássicos, trazendo o público para o contexto do que é o nosso show. Nesse ano, vamos tocar 15 músicas instrumentais, sendo que desse repertório três serão de autoria própria”, revela o diretor geral Adriano Dias .

O show preparado para o Sonho de Natal inclui também um casal de bailarinos. A bailarina e coreógrafa Alessandra Abrantes e o bailarino Rodrigo Pacheco apresentam números de tango e dança contemporânea. “Eles entraram no grupo no ano passado e tivemos uma repercussão muito boa. Vamos apresentar novas músicas e coreografias. Estamos super ansiosos, está tudo pronto e muito bonito para apresentarmos ao público”, destaca o músico canelense.

O espetáculo O Som do Vento tem direção geral de Adriano Dias, produção musical de Adriano Dias e Rodrigo Batista, banda formada por Adriano Dias (guitarra), Rodrigo Batista (acordeon), Sérgio Severo (baixo), Tiago Biazus (teclado) e Mateus Perotto (bateria).  Também integram o espetáculo a coreógrafa e bailarina Alessandra Abrantes e o bailarino Rodrigo Pacheco. A produção de palco é de Charles de Leão, o técnico de luz é José Luís “Kabelo” Fagundes e o técnico de som é Daniel “Pata”.

4ª Santa Claus Challenge reunirá mais de 600 participantes no Sonho de Natal

O domingo (1º) será um dia especial dentro da programação do 32º Sonho de Natal de Canela. Além das tradicionais atrações artísticas, também ocorrerá a “Santa Claus Challenge” ou Desafio do Papai Noel. Em sua quarta edição, a corrida temática reunirá mais de 600 participantes entre crianças e adultos, que competirão em diferentes categorias.

Todos os atletas percorrerão os trajetos a caráter, vestindo vermelho e usando touca de Papai Poel. Iberê de Assis Junior, diretor da I-Run, empresa que promove a Santa Claus Challenge, destaca o lado lúdico da corrida. “O nosso objetivo, além de valorizar a prática esportiva, também é gerar experiências para os atletas. Os competidores irão viver o Sonho de Natal porque a corrida seguirá pelas ruas que estão decoradas ao som de canções natalinas,” diz Iberê. 

Com saída da Praça João Corrêa, os atletas passarão pelos personagens oficiais dos parques Snowland, Mundo à Vapor, GramadoZoo, Florybal e Alpen Park durante o percurso.

A Santa Claus Challenge terá duas novidades neste ano. Uma delas é que haverá a modalidade de Kangoo Jump e, na chegada, os participantes percorrerão o interior da Praça João Corrêa valorizando a ornamentação natalina do espaço.

A organização fará a entrega dos kits para os competidores no sábado (30), no Klein Ville Hotel, das 8h às 19 horas. No local, também poderão ser feitas inscrições para a corrida. A Santa Claus Challenge terá percursos de cinco e dez quilômetros, caminhada de três quilômetros, Kangoo Jump de três quilômetros, além da corrida kids.

A I-Run oferece várias inscrições gratuitas para crianças carentes que queiram participar do desafio kids. As largadas das disputas ocorrerão a partir das 9 horas.

Coro de São Chico faz apresentação no domingo

No domingo (1°), também acontece  a apresentação do Coro Municipal de São Francisco de Paula com a regência de Giovani Costa. O show ocorrerá no Multipalco da Praça João Corrêa, às 20h30, e terá duração aproximada de 40 minutos.

Será a primeira vez que o coral de São Chico irá apresentar-se na festa natalina de Canela. Com um repertório composto por canções populares e nativistas, o grupo promete animar o público. “Para nós, é uma grande alegria participar deste grande evento. Nosso repertório é de música popular e ser inserido na programação do Sonho de Natal nos deixa muito contentes. É uma grande oportunidade para o Coro,” comemora Costa.

O maestro tem ampla experiência na condução de corais. Costa também é regente do Coral da Secretaria da Fazenda do RS, Coral do Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do RS, Coro Em CanTo - Correios do RS (Porto Alegre) e do Coro Municipal de Rolante.

Natural de Taquara, começou sua carreira musical como pianista acompanhador de coros religiosos. Graduou-se em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e é Pós Graduando em Educação Musical. Foi maestro e produtor musical do Projeto TIM Música. O Coro Municipal de São Francisco de Paula é formado exclusivamente por moradores do município serrano de diferentes idades.