Cultura
13/08/2021 17:02

O primeiro filme em competição entre os Longas-Metragens Brasileiros a ser exibido no 49º Festival de Cinema de Gramado é “A Suspeita", de Pedro Peregrino. A produção é um drama policial que conta a história de Lúcia, interpretada por Glória Pires, uma renomada investigadora policial.

Aos 55 anos, ela dedicou toda a sua vida à profissão e é um nome respeitado entre seus colegas. Tudo muda durante uma investigação, um famoso escritor, que estava trabalhando nas memórias de um dos chefes do tráfico no Rio de Janeiro e teve seu telefone grampeado por Lúcia, é assassinado. A policial se torna alvo de investigação de seus superiores, ao mesmo tempo em que descobre que tem Alzheimer.

Pedro Peregrino começou a dirigir novelas em 2013, participou da direção de “O Outro Lado do Paraíso” e “Órfãos da Terra”, ganhadora do Emmy em 2020. Neste mesmo ano, assinou pela primeira vez a direção geral na novela “Éramos Seis”. Dirigiu também a série “Segredos de Justiça”, também estrelada por Glória Pires. A sessão acontece a partir das 21h30 pela TV, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Curtas do Maranhão e de São Paulo hoje na tela

O curta maranhense "Quanto pesa", de Breno Nina, abre a programação da categoria de curtas-brasileiros e na sequência tem exibição da produção paulista "O que há em ti", de Carlos Adriano. A sessão inicia às 21h30 com a exibição nesta sequência. 

Mostra de longas gaúchos inicia com documentário sobre o universo religioso afro-brasileiro no Rio Grande do Sul

Baseado no livro homônimo da fotógrafa Mirian Fichtner, o documentário “Cavalo de Santo” será o primeiro filme na categoria de Longas-Metragens Gaúchos a ser exibido no 49º Festival de Cinema de Gramado. A produção é fruto de dez anos de pesquisas da autora entre os terreiros gaúchos e retrata o universo religioso afro-brasileiro no Rio Grande do Sul. 

“Cavalo de Santo” é o primeiro filme de Mirian Fichtner que tem uma longa carreira como jornalista e fotógrafa. Ela assina a direção do filme ao lado do jornalista e produtor cultural Carlos Caramez.

A sessão acontece a partir das 21h30 pela TV, no Canal Brasil, e após a exibição fica disponível nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

25 nomes compõem os júris do 49º Festival de Cinema de Gramado

A cada ano, realizadores, produtores, atores e atrizes, pesquisadores, acadêmicos e críticos de cinema têm a missão de escolher quem leva os prêmios do Festival de Cinema de Gramado, são os jurados do festival. 

Cada categoria (Curtas-Metragens Gaúchos, Curtas-Metragens Brasileiros, Longas-Metragens Brasileiros, Longas-Metragens Estrangeiros e Longas-Metragens Gaúchos) tem um júri próprio que define os vencedores, além do júri da crítica, que escolhe os melhores do ponto de vista dos jornalistas especializados. 

Este ano 25 nomes compõem os seis júris. Os jurados dos Curtas-Metragens Gaúchos são Danielle Bertolini da Silva, Fernando Alves Pinto, Humberto Pereira da Silva e Nathália Tereza. Já na categoria de Curtas-Metragens Brasileiros Marco Antonio Pereira, Janaina Refem, Ulisses Arthur, Valéria Verba e Elisa Volpatto irão escolher os vencedores.

Nos longas-metragens, Catarina Apolonio, Carol Castro, Fabricio Boliveira, Ana Paula Mendes e Tabajara Ruas elegem os melhores entre as produções brasileiras. Os Kikitos para os longas-metragens estrangeiros serão escolhidos por Ítala Nandi, Jessica Luz e Luiz Alberto Cassol, e longas-metragens gaúchos por Fatimarlei Lunardeli, Pedro Guindani e Liliana Sulzbach. 

E o júri da crítica é composto pelos jornalistas André Bozzeti, Ela Bittencourt, Daniel Rodrigues, Joyce Pais e Pedro Butcher. O resultado da escolha dos jurados será revelado no dia 21 de agosto, na grande noite premiação do 49º Festival de Cinema de Gramado. 

ONDE ASSISTIR 

Longas-metragens (brasileiros, estrangeiros e gaúchos)

A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV. Os Longas Gaúchos estarão disponíveis, de 16 a dia 21 de agosto, nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Curtas-metragens brasileiros

A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. De 14 a 21 de agosto, os filmes ficam disponíveis nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Curtas-metragens gaúchos

A exibição acontece de 16 a 19 de agosto, a partir das 22h30, na grade linear da TVE-RS.   De 14 a 21 de agosto, os filmes ficam disponíveis nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

Filme de encerramento | “Fourth Grade”, de Marcelo Galvão

Dia 20 de agosto, a partir das 21h30, na grade linear do Canal Brasil, para toda a base de assinantes, e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV.

Cerimônia de premiação

Dia 21 de agosto, às 16h, acontece a transmissão da premiação do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas com transmissão pela TVE-RS, TV Assembleia e site e redes sociais do festival. E às 21h inicia a premiação de longas e curtas brasileiros com transmissão ao vivo de Gramado pelo site e redes sociais do evento, pelo Canal Brasi na TV e nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo – somente durante o horário da exibição na TV.