Cultura
13/07/2021 17:17

O 49º Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 13 a 21 de agosto, anunciou em coletiva transmitida pela TV Educativa RS e pela internet os filmes selecionados e detalhes desta edição. 

O momento continua sendo de resistência, por isso o Festival de Cinema de Gramado se orgulha de mais uma vez manter sua realização, dando oportunidade e visibilidade para os realizadores do audiovisual brasileiro e latino. Em 2021, o maior evento de cinema do país e o único a acontecer ininterruptamente desde 1973, segue sendo exibido pela internet, televisão por assinatura (Canal Brasil) e televisão aberta (TVE-RS). 

No anúncio desta manhã, estiveram no estúdio da emissora a presidente da Gramadotur e secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e o curador do festival, Marcos Santuario. 

Nesta edição, 893 filmes fizeram sua inscrição para participar das mostras competitivas e 52 foram selecionados: quatro Longas-Metragens Estrangeiros, sete Longas-Metragens Brasileiros, três Longas-Metragens Gaúchos, 14 Curtas-Metragens Brasileiros e 24 Curtas-Metragens Gaúchos (ao final do release segue a lista dos selecionados). Os números indicam que, apesar da falta de incentivos e crise do setor, os produtores seguem resistindo. 

Longas brasileiros e estrangeiros 

“Em tempos tão complexos, ter uma qualidade e uma quantidade tão empolgantes de filmes, do Brasil e do exterior no Festival, nos deixa muito felizes e esperançosos. Produções inéditas que aguardavam com ansiedade, como nós, esta edição do Festival de Gramado para conectar-se com as audiências. Representam o melhor da garra, da resistência e do talento que emerge do audiovisual contemporâneo”, analisa Marcos Santuario, que ao lado da atriz argentina Soledad Villamil formam a curadoria do evento. 

Produções do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná e São Paulo integram a mostra que traz por trás das câmeras estreantes e outros nomes já conhecidos de Gramado, com destaque para a presença feminina mais valorizada do que nunca com três diretoras em competição. Já entre os estrangeiros, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai marcam presença na tela. 

LONGAS-METRAGENS BRASILEIROS

A Primeira Morte de Joana (RS), de Cristiane Oliveira
A Suspeita (RJ), de Pedro Peregrino
Álbum em Família (RJ), de Daniel Belmonte
Carro Rei (PE), Renata Pinheiro
Homem Onça (RJ), de Vinícius Reis
Jesus Kid (PR), de Aly Muritiba
O Novelo (SP), de Claudia Pinheiro 

LONGAS-METRAGENS ESTRANGEIROS

Gran Avenida (Chile), de Moises Sepulveda
La teoría de los vidrios rotos (Uruguai, Brasil e Argentina), de Diego Fernández Pujol
Planta permanente (Argentina e Uruguai), de Ezequiel Radusky
Pseudo (Bolívia), de Gory Patiño e Luis Reneo 

Curtas brasileiros
Quatorze filmes irão concorrer aos Kikitos da categoria de curtas brasileiros e, mais uma vez, os espectadores poderão ver na tela temas recorrentes nas discussões sociais e muita representatividade. 

“Olhamos para o fazer cinematográfico, considerando a sua qualidade técnica e criativa, com atenção especial para filmes cujas narrativas elaborassem questões pertinentes às discussões sociais tão presentes nos dias de hoje. A representatividade também foi uma constante entre os filmes inscritos, tanto na frente quanto atrás das câmeras. Nesse sentido, buscamos um equilíbrio, e olhamos com mais atenção para filmes que trouxessem para cena corpos de diferentes cores, gêneros, tamanhos e idades, bem como filmes dirigidos por mulheres. E já que estávamos selecionando obras para a competição de curtas brasileiros, pensamos também numa cartela de filmes que incluísse representantes dos mais diversos estados, ultrapassando as fronteiras do eixo Rio-São Paulo”, explica a atriz, roteirista e professora Thaís Cabral, integrante da comissão de seleção da categoria.

Ao lado dela, tiveram a difícil missão de selecionar os filmes para competição a produtora de cinema e artes visuais e curadora audiovisual Jaqueline Beltrame, o jornalista e crítico de cinema Matheus Pannebecker e a cineasta brasileira especializada no mercado chinês Milena de Moura.

Conheça abaixo os filmes selecionados:

A Beleza de Rose (CE), de Natal Portela
A Fome de Lázaro (PB), de Diego Benevides
Animais na Pista (PB), de Otto Cabral
Aonde vão os Pés (PR), de Débora Zanatta
Da Janela Vejo o Mundo (PR), de Ana Catarina Lugarini
Desvirtude (RS), de Gautier Lee
Entre Nós e o Mundo (SP), de Fabio Rodrigo
Eu não sou um robô (RS), de Gabriela Lamas
Fotos Privadas (RJ), de Marcelo Grabowsky
Memória de Quem (Não) Fui (RJ), de  Thiago Kistenmacker
O que Há em Ti (SP), de Carlos Adriano
Per Capita (PE), de Lia Leticia
Quanto Pesa (MA), de Breno Nina
Stone Heart (AM), de Humberto Rodrigues 

Gaúchos ganham novo prêmio 

Em 2021, os realizadores gaúchos serão ainda mais valorizados. Em parceria com a Gramadotur, a Secretaria Estadual de Cultura oferece o Prêmio Sedac/IECINE aos Longas-Metragens Gaúchos, com valores em dinheiro em diversas categorias. A iniciativa pretende valorizar a resistência do Festival de Gramado em um período difícil para o cinema brasileiro, dando protagonismo ao audiovisual gaúcho. Além de destacar os talentos da safra anual de audiovisual, a iniciativa vem valorizar também o olhar curatorial e artístico da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, que assume o júri da premiação juntamente com o Instituto Estadual de Cinema e a Gramadotur.

Serão 24 filmes concorrentes no Prêmio Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Curtas e outras três produções na categoria de longas-metragens feitas no Rio Grande do Sul. 

Responsável pela seleção dos concorrentes entre os longas, o programador da Cinemateca Capitólio de Porto Alegre Leonardo Bonfim destaca a quantidade de documentários inscritos e a temática em comum das produções selecionadas: “Todos os filmes têm a questão do medo, do perigo, da ameaça, da perseguição... isso aparece em diferentes contextos. Essa é uma tônica que aparece em todos os três filmes e cada filme dá uma resposta diferente e encontra seus sinais de vida, de existência, de diferentes personagens, de pessoas e histórias no Rio Grande do Sul”. 

A mostra de curtas gaúchos traz uma seleção bastante heterogênea para o festival, que costura olhares, temáticas, formatos e abordagens variadas, mas que revela, vista em conjunto, aproximações e interesses comuns. 

“Os filmes lidam, cada um ao seu modo, com diversos eixos narrativos, formas e discursos. Carregam, de forma menos ou mais radical, o peso evidente do tempo de suas produções: o do cenário político nacional e das diversas formas de violência que insistem em machucar nosso país. A inescapável presença fantasmática dessa tensão política, bem como seus inúmeros conflitos sociais, raciais e econômicos estão acentuadas em muitas obras. A seleção evidencia essa urgência e a amarra a registros intimistas que convocam o público a mobilizar também outras sensibilidades, mas que guardam, como gesto político, formas narrativas e estéticas vivas e pulsantes”, analisa o realizador, roteirista e diretor de arte Richard Tavares, integrante da comissão de seleção junto com a atriz Amanda Grimaldi, a jornalista e cineasta Camila de Moraes, o diretor Leo Tabosa e o jornalista e crítico de cinema Pedro Henrique Gomes. 

Este ano, a premiação Prêmio Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Curtas acontece no último sábado do evento, às 16h, com transmissão ao vivo pela TVE-RS, na televisão, direto de Gramado.

Conheça os selecionados:

CURTAS-METRAGENS GAÚCHOS

Jardim das Horas (Porto Alegre), de Matheus Piccoli
Cacicus (Santa Cruz do Sul), de Bruno Cabral e Gabriela Dullius
Era uma Vez... uma Princesa (Porto Alegre), de Lisiane Cohen
Depois da Meia Noite (Caxias do Sul), de Mirela Kruel
Para Colorir (Porto Alegre), de Juliana Costa
Um dia de primavera (Porto Alegre), de Lisi Kieling
Nave Mãe (Sapucaia do Sul), de Gisa Galaverna e Wagner Costa
Rota (São Leopoldo), de Mariani Ferreira
Tormenta (Porto Alegre), de Emiliano Cunha e Vado Vergara
Não Sou Eu (Porto Alegre), de Theo Tajes
Comboio pra Lua (Pelotas), de Rebeca Francoff
Fé (Porto Alegre), de Thais Fernandes
Tom (Porto Alegre), de Felippe Steffens
Solilóquio (Porto Alegre), de Marcelo Stifelman
Nilson filho do campeão (Santa Cruz do Sul), de Diego Tafarel
Eu não sou um robô (Porto Alegre), de Gabriela Lamas
Desvirtude (Porto Alegre), de Gautier Lee
Noite Macabra (Canoas), de Felipe Iesbick
Love do Amor (Restinga Sêca), de Fabrício Koltermann
Isso me faz pensar (Porto Alegre, de Hopi Chapman
Brecha (Pelotas), de Helena Thofehrn Lessa
Rufus (São Leopoldo), de Eduardo Reis
Hora feliz (Porto Alegre), de Alex Sernambi
Trem do Tempo (Pelotas), de Vitor Rezende Mendonça

LONGAS-METRAGENS GAÚCHOS

A Colmeia (Porto Alegre), de Gilson Vargas
Cavalo de Santo (Porto Alegre), de Mirian Fichtner e Carlos Caramez
Extermínio (Cachoeira do Sul), de Mirela Kruel

Uma homenagem a todos os profissionais do audiovisual

Um dos momentos mais tradicionais e esperados do Festival de Cinema de Gramado é a entrega dos troféus aos homenageados de cada edição. Ao longo desse tempo já foram destacadas 74 personalidades ou entidades de todas as áreas do audiovisual com os troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Em 2021, o evento decide fazer não uma homenagem isolada, mas sim destacar todos à frente ou atrás das telas que tiveram a missão de arejar e de nos abrir janelas, nos levando a tantos lugares e tantas viagens através do cinema ao longo dos anos e, especialmente neste momento tão delicado para o segmento. 

“Com essa atitude, propomos uma reflexão sobre a relevância e impacto do cinema nas diferentes culturas. Uma reflexão sobre a importância desse trabalho que nos leva a tantos mundos e emoções, e também sobre o momento que vivemos e os novos rumos. Entendemos que cada pessoa envolvida em uma produção merece nesse ano difícil nossa profunda gratidão e admiração, queremos simbolicamente entregar nossos troféus a toda classe realizadora do Brasil e da América Latina. Nossa homenagem é ampla como nossa esperança de que em 2022 estaremos novamente juntos entregando esses troféus na mão de cada homenageado no palco do nosso Palácio dos Festivais”, explica Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur.

Gramado Film Market

Em sua 5ª edição, o Gramado Film Market é o espaço na programação do Festival de Cinema de Gramado voltado ao mercado do cinema e audiovisual, e neste ano também segue com suas ações acontecendo de forma virtual. As discussões deste ano irão versar sobre o difícil momento para o audiovisual brasileiro com a presença de entidades e acadêmicos do setor.  

Nos dias 14 e 15 de agosto, serão realizados os debates do HUB Universidades, com Forcine Sul, Forcine Nacional e Federação Iberoamericana das Escolas do Audiovisual. Nas mesmas datas acontece a IV Mostra de Filmes Universitários que este ano irá receber premiação através de votação interativa para o melhor filme. A curadoria da mostra é do Coletivo de Cinema Sigma com apoio do Forcine. 

Ainda na programação, como vem acontecendo nos últimos anos, haverá um concurso interativo, como explica a coordenadora do Conexões Gramado Film Market, Gisele Hiltl: “O concurso interativo tem sido mais uma forma de abrir espaço e trazer novos conteúdos, formatos e processos da realização audiovisual para o festival. Nesta edição, nada mais óbvio do que avaliar as plataformas que foram em verdade ‘as grandes parceiras do público’ na pandemia que ainda segue. O público poderá acessar o site, entrar no concurso e votar para indicar a melhor plataforma de streaming em 2020 e 2021”.

O encerramento do Gramado Film Market será dia 18, com o Fórum Nacional do Audiovisual.

Produções inéditas no 11º Educavídeo 

Como já é tradição, a noite que antecede a abertura oficial do Festival de Cinema de Gramado é dedicada aos trabalhos do Programa Municipal Escola de Cinema, o Educavídeo. A iniciativa, que está em seu 11º ano, estimula a realização audiovisual aos alunos da rede municipal. Mesmo com a pandemia, os alunos se reinventaram e seguiram produzindo. Desta forma, parte do material que será exibido neste ano tem temáticas que retratam o momento sob o olhar dos jovens, que adaptaram as condições de produção para os meios digitais. 

A sessão do Educavídeo, que integra a programação do 49º Festival de Cinema de Gramado, será exibida na noite do dia 12 de agosto, quinta-feira, no site do evento e também no canal do YouTube do projeto.

Rumo ao cinquentenário
No próximo ano, o Festival de Gramado completa 50 edições ininterruptas e já dá pistas de como será a celebração. “Começamos esse trabalho há dez anos, quando reformulamos a equipe de trabalho e a curadoria. Tivemos avanços significativos ao longo deste período, seja no nosso desenvolvimento internacional, marcando presença nos principais festivais do Brasil, das Américas e da Europa, seja abrindo caminhos para o mercado audiovisual com o Gramado Film Market. Tínhamos um cronograma de trabalho que precisou ser mexido devido à pandemia, mas que demonstrou a força que temos como equipe e como evento. Criamos uma maneira inovadora de se realizar um festival do porte de Gramado. A edição 50 será uma ode ao cinema brasileiro, latino e à cidade de Gramado”, comenta Rosa Helena Volk.

Filme de Marcelo Galvão encerra 49ª edição
Uma parceria entre Brasil e Estados Unidos irá encerrar a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O longa “Fourth Grade”, do diretor Marcelo Galvão, premiado e reconhecido diretor que já levou pra casa os Kikitos de melhor filme por “Colegas” (2012) e melhor direção por “A Despedida” (2014), é um remake de “Quarta B”, primeiro filme do diretor em 2005. 

CONHEÇA TODOS OS FILMES SELECIONADOS E COMO ASSISTIR CADA UM DELES

LONGAS-METRAGENS BRASILEIROS
A Primeira Morte de Joana - Rio Grande do Sul
Direção: Cristiane Oliveira / 90’34"

A Suspeita - Rio de Janeiro
Direção: Pedro Peregrino / 87’33"

Álbum em Família - Rio de Janeiro
Direção: Daniel Belmonte / 72’10"

Carro Rei – Pernambuco
Direção: Renata Pinheiro / 99’10"

Homem Onça – Rio de Janeiro
Direção: Vinícius Reis / 93’01"

Jesus Kid – Paraná
Direção: Aly Muritiba / 87’57"

O Novelo - São Paulo
Direção: Claudia Pinheiro / 94’47"

COMO ASSISTIR:
A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, no Canal Brasil através da televisão para assinantes e também pela internet através da plataforma de streaming em https://globosatplay.globo.com/c/canal-brasil/. Premiação dia 21 de agosto, às 21h, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil na televisão e redes sociais do Festival. 

LONGAS-METRAGENS ESTRANGEIROS
Gran Avenida – Chile
Direção: Moises Sepulveda / 80’01"

La teoría de los vidrios rotos - Uruguai, Brasil e Argentina
Direção: Diego Fernández Pujol / 72’11"

Planta permanente - Argentina e Uruguai
Direção: Ezequiel Radusky / 79’01"

Pseudo – Bolívia
Direção: Gory Patiño e Luis Reneo / 80’01"

COMO ASSISTIR:
A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, no Canal Brasil através da televisão para assinantes e também pela internet através da plataforma de streaming em https://globosatplay.globo.com/c/canal-brasil/. Premiação dia 21 de agosto, às 21h, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil na televisão e redes sociais do Festival. 

LONGAS-METRAGENS GAÚCHOS
A Colmeia – Porto Alegre
Direção: Gilson Vargas / 100’44"

Cavalo de Santo - Porto Alegre
Direção: Mirian Fichtner e Carlos Caramez / 70’48"

Extermínio - Cachoeira do Sul
Direção: Mirela Kruel / 72’42"

COMO ASSISTIR:
A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, no Canal Brasil através da televisão para assinantes e também pela internet através da plataforma de streaming em https://globosatplay.globo.com/c/canal-brasil/. De 16 a 21 de agosto, os filmes ficam disponíveis via streaming pelo Canal Brasil Play. Premiação dia 21 de agosto, às 21h, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil na televisão e redes sociais do Festival. 

CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS
A Beleza de Rose - Ceará
Direção: Natal Portela / 19’59"

A Fome de Lázaro – Paraíba
Direção: Diego Benevides / 17’01"

Animais na Pista – Paraíba
Direção: Otto Cabral / 10’13"

Aonde vão os Pés – Paraná
Direção: Débora Zanatta / 14’08"

Da Janela Vejo o Mundo – Paraná
Direção: Ana Catarina Lugarini / 16’10"

Desvirtude - Rio Grande do Sul
Direção: Gautier Lee / 14’50"

Entre Nós e o Mundo - São Paulo
Direção: Fabio Rodrigo / 17’19"

Eu não sou um robô - Rio Grande do Sul
Direção: Gabriela Lamas / 16’34"

Fotos Privadas - Rio de Janeiro
Direção: Marcelo Grabowsky / 20’00"

Memória de Quem (Não) Fui – Rio de Janeiro
Direção: Thiago Kistenmacker / 15’01"

O que Há em Ti - São Paulo
Direção: Carlos Adriano / 16’54"

Per Capita – Pernambuco
Direção: Lia Leticia / 15’04"

Quanto Pesa – Maranhão
Direção: Breno Nina / 19’59"

Stone Heart – Amazonas
Direção: Humberto Rodrigues / 08’52"

COMO ASSISTIR:
A exibição acontece de 13 a 19 de agosto, a partir das 21h30, no Canal Brasil através da televisão para assinantes e também pela internet através da plataforma de streaming em https://globosatplay.globo.com/c/canal-brasil/.  De 14 a 21 de agosto, os filmes ficam disponíveis via streaming pelo Canal Brasil Play. Premiação dia 21 de agosto, às 21h, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil na televisão e redes sociais do Festival. 

CURTAS-METRAGENS GAÚCHOS
Jardim das Horas - Porto Alegre
Direção: Matheus Piccoli / 19’01"

Cacicus - Santa Cruz do Sul
Direção: Bruno Cabral e Gabriela Dullius / 14’11"

Era uma Vez... uma Princesa - Porto Alegre
Direção: Lisiane Cohen / 13’13"

Depois da Meia Noite - Caxias do Sul
Direção: Mirela Kruel / 12’20"

Para Colorir - Porto Alegre
Direção: Juliana Costa / 12’01"

Um dia de primavera - Porto Alegre
Direção: Lisi Kieling / 12’26"

Nave Mãe - Sapucaia do Sul
Direção: Gisa Galaverna e Wagner Costa / 15’05"

Rota - São Leopoldo
Direção: Mariani Ferreira / 06’03"

Tormenta - Porto Alegre
Direção: Emiliano Cunha e Vado Vergara / 07’11"

Não Sou Eu - Porto Alegre
Direção: Theo Tajes / 03’19"

Comboio pra Lua – Pelotas
Direção: Rebeca Francoff / 14’01"

Fé - Porto Alegre
Direção: Thais Fernandes / 03’01"

Tom - Porto Alegre
Direção: Felippe Steffens / 07’06"

Solilóquio - Porto Alegre
Direção: Marcelo Stifelman / 04’18"

Nilson filho do campeão - Santa Cruz do Sul
Direção: Diego Tafarel / 16’19"

Eu não sou um robô - Porto Alegre
Direção: Gabriela Lamas / 16’34"

Desvirtude – Porto Alegre
Direção: Gautier Lee / 14’50"

Noite Macabra – Canoas
Direção: Felipe Iesbick / 20’00"

Love do Amor - Restinga Sêca
Direção: Fabrício Koltermann / 08’45"

Isso me faz pensar - Porto Alegre
Direção: Hopi Chapman / 24’53"

Brecha – Pelotas
Direção: Helena Thofehrn Lessa / 06’49"

Rufus - São Leopoldo
Direção: Eduardo Reis / 14’46"

Hora feliz - Porto Alegre
Direção: Alex Sernambi / 05’15"

Trem do Tempo – Pelotas
Direção: Vitor Rezende Mendonça / 02’17"

COMO ASSISTIR:
De 16 a 19 de agosto sempre às 22h30 na televisão pela TVE-RS. Os tradicionais debates serão transmitidos ao vivo, no dia seguinte à exibição, sempre às 17h. De 14 a 21 de agosto, os filmes ficam disponíveis via streaming pelo Canal Brasil Play. Premiação dia 21 de agosto, às 16h, com transmissão ao vivo pela TVE-RS, na televisão e redes sociais do Festival. 

FILME DE ENCERRAMENTO
“Fourth Grade” - Brasil e Estados Unidos
Direção: Marcelo Galvão / 80’00"

COMO ASSISTIR:
Dia 20 de agosto a partir das 21h30 no Canal Brasil através da televisão para assinantes e também pela internet através da plataforma de streaming em https://globosatplay.globo.com/c/canal-brasil/.