Cultura
07/09/2020 14:19

O produtor, ativista cultural e ex-secretário de Cultura, Daniel Bertolucci, membro do Conselho Municipal de Cultura, falou em nome da classe artística de Gramado sobre a decisão da Gramadotur de cancelar os espetáculos do Natal Luz.

Daniel disse que toda classe cultural está passando sérias dificuldades e reclamou de não ter sido ouvida sobre a decisão. “Os hotéis estão com 70% da ocupação garantida por decreto e consequentemente os restaurantes e comércio também estão garantidos, pois a cidade estará cheia. Mas os artistas estão sem trabalho há sete meses. Os espetáculos do Natal Luz dariam fôlego para a classe, mas a Gramadotur se acovardou e cancelou, sem nem estudar um plano de ação para os eventos”, disse Daniel.

Ele lembrou que cidades vizinhas como Canela e Carlos Barbosa vão realizar os eventos com toda segurança. “Daria para fazer os espetáculos com distanciamento de camarotes, com pessoas do mesmo convívio em cada um. Distanciamento nas arquibancadas. Enfim, não se deram ao trabalho de elaborar um plano de ação. Apenas cancelaram os shows para se fazerem de bons moços”, frisou Bertolucci.

Daniel afirmou que a classe cultural não aceita mais ser alijada e vai exigir um assento no Conselho da Gramadotur. “Hoje o Conselho da autarquia é formado apenas por hoteleiros e membros da gastronomia. Apenas o secretário de Cultura representa a classe, mas ele é do Poder Público e acaba não defendendo a categoria como deveria”, salientou.

Daniel Bertolucci afirmou que o Conselho Municipal de Cultura vai se manifestar e pedir que a Gramadotur volte atrás na decisão de cancelar os espetáculos.