Cultura
26/05/2021 12:01

Estão abertas, até dia 05 de junho, as inscrições para o VII Gramado in Concert - Festival Internacional de Música, que acontecerá entre os dias 03 e 10 de julho.

Devido às restrições impostas pela pandemia, neste ano as aulas serão realizadas de maneira virtual, contemplando exclusivamente instrumentos de sopro e cordas friccionadas. Para tal, 14 renomados professores estarão presentes em Gramado e realizarão 14 oficinas a partir de infraestrutura tecnológica, permitindo que os alunos selecionados participem ativamente de suas casas, tocando para o professor e recebendo orientações, bem como se estivessem participando de um masterclass presencial.

Pensando na qualidade destas classes, serão contemplados somente 10 alunos para cada turma. A programação artística do evento incluirá dois concertos com a Orquestra Sinfônica de Gramado e recitais de música de câmara oferecidos pelos professores e pianistas do evento, todos transmitidos ao vivo diretamente de Gramado.

Artista Gramadense cria troféu para o Gramado in Concert 


A artista Débora Irion, renomada pela sua história e colaboração à arte municipal, criou o troféu Cosmos ainda no ano de 2016. Essa belíssima escultura foi a escolhida através de um concurso para representar o evento, sendo composta de elementos simbólicos que, de forma harmônica, criam uma figura de pauta musical.

O troféu também exibe as características de dois símbolos da cidade de Gramado: a hortênsia, aqui em dourado, junto à duas outras esferas menores sobrepostas, representando assim a neve em prateado. De acordo com a artista, "dessa forma temos as duas estações mais representativas do turismo demonstradas no troféu", comenta.

Os símbolos da cidade estão elevados pela verticalidade da pauta musical, que é inerente a todas as partituras musicais, elemento de todo trabalho dos músicos. "A verticalidade do troféu também se refere a postura de um maestro perante a regência de uma orquestra, em uma linguagem artística e subjetiva contemporânea", afirma Débora. Para o projeto a artista também se inspirou na tese dos experimentos com o sonômetro que Pitágoras realizou, a teoria da harmonia das esferas perdurou por muitos anos no período clássico.

A artista explica que a música está regida em intervalos numéricos fixos, que provém de uma harmonia e ordem superior, chamada de a harmonia das esferas. No momento que havia movimento ou proporção harmônica tinha que haver música. A dedução lógica era a seguinte:

Cosmos

O cosmos é perfeito

Se o cosmos é perfeito

É harmônico

Se é harmônico, produz música.

"Este projeto procurou unir esteticamente a sobriedade clássica do evento com a simbologia da música e da cidade de Gramado procurando, contemporaneidade, aliados a elegância clássica, leveza, harmonia e criatividade. Concluo que o Cosmos é infinito, a propagação do som através das ondas é infinita e universal, assim o nome dado ao troféu vem representar toda a magnitude que o evento Gramado in Concert se propõe", finaliza Débora.

O VII Gramado in Concert conta com o apoio dos Chocolates Caracol e Chooclates Planalto. O transporte terrestre da Gramado Receptivo. Apoio da Rede Laguetto de Hotéis. Patrocínio da Goldem Propriedades de Lazer. A companhia aérea oficial da Azul Cia Aérea. Apoio da Azul Viagens.