Turismo
10/04/2019 14:28

Superação, liderança, gerenciamento de risco, força de vontade e muita determinação para correr atrás dos objetivos. Esses foram alguns dos temas abordados pelo escritor, navegador e explorador brasileiro Amyr Klink, durante palestra promovida na terça-feira (9), na ExpoGramado.

Para uma plateia de 640 pessoas, Klink contou diversas experiências, entre elas, o fato de ter sido o primeiro homem a atravessar o Atlântico Sul a remo e navegar em volta da Antártica. “Atravessei o Atlântico remando nos mesmos moldes de Pedro Álvares Cabral, sem GPS e nenhuma tecnologia. Isso me ensinou muita coisa”, disse.

Ele também contou que um dos motivos para se tornar um velejador foi o fato de não ter dinheiro para praticar outro esporte. “Eu não tinha condições financeiras para velejar, então resolvi começar remando. Comecei com uma canoinha em Paraty (RJ), depois participei do remo olímpico e só depois entrei oficialmente para o mundo da vela. Desde então já fui mais de quarenta vezes para a Antártida”.

Klink disse que já conhece Gramado há 40 anos e sempre que vem fica impressionado com o crescimento da cidade. “Ao mesmo tempo em que o crescimento preocupa, é notável que há um critério, um propósito e um cuidado que infelizmente não acontece em outras regiões turísticas”, finalizou.

A palestra de Amyr Klink foi promovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, como parte do projeto Conexões de Ideias, um circuito de palestras com o objetivo de debater importantes temas sociais como educação, sustentabilidade, bem-estar, criatividade, inovação e superação. O evento teve apoio da Gramadotur.