Politica
12/04/2019 10:05

Diante das denúncias feitas nos últimos dias pela primeira-dama de Gramado, Bianca Bertolucci da possibilidade do fechamento do CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher as vereadores Manu (PRB) e Rosi Ecker Schmitt (Progressistas) estiveram visitando o local que abriga o Centro para verificar a situação real. 

Recebidas pela única servidora, Elisandra Andreia de Paula, buscaram informações e conversaram com a profissional no intuito de verificar quais ações são necessárias para o não fechamento do local. 

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher presta serviços que primam pelo sigilo e respeito às escolhas das mulheres, prestando atendimento qualificado e não julgador. As mulheres podem ser encaminhadas por qualquer outro serviço do municip0io ou procurar diretamente o atendimento. 

O CRAM atende aos três eixos: Combate a violência doméstica, educação não sexista e valorização da mulher. Como atendem em rede prestam diversos serviços para a mulher vítima de violência

Alguns dos dados coletados pelo CRAM são quanto a atendimentos feitos:

2015 – 41 casos novos

2016 – 30 casos novos

2017 – 73 casos novos

2018 – 157 casos novos

Podem buscar o atendimento do CRAM todas as mulheres que sofrem violência doméstica, antes mesmo de registrar seu boletim de ocorrência, pois o Centro presta toda a orientação jurídica, informando sobre os direitos da mulher e em especial sobre a lei Maria da Penha. 

Ainda o CRAM abriga mulheres com risco de morte:

2018 – abrigadas 5 mulheres e 6 crianças

2019 – abrigadas 2 mulheres e 5 crianças

“Nós não vamos aceitar que Gramado venha a fazer parte das estatísticas de feminicidio por omissão do Poder Público. Juntas iremos buscar alternativas, lutar pelos direitos já conquistados e exigir o respeito do Executivo Municipal”, disseram as Vereadores. 

Uma agenda com o prefeito, João Alfredo de Castilhos Bertolucci foi programada para a próxima semana para apresentar algumas questões e também saber o posicionamento do responsável pelo Executivo Municipal.

 Endereço – Rua das Fontes, 174 – bairro Floresta - Horário de atendimento – 8h às 12h e das 13h às 17h - Telefones – (54) 3286.0773 ou (54)98406.2944.