Geral
10/04/2019 19:57

O soldado da Brigada Militar, Tiago Israel Linke, recebeu da Câmara Municipal de gramado, na sessão desta segunda-feira (8), Moção de Aplausos em reconhecimento ao seu trabalho em prol da segurança do município de Gramado, visto que, recentemente este soldado arriscou sua própria vida para salvar uma família que caiu em uma ribanceira no km 35 da ERS 115.  A proposta é de autoria do vereador Professor Daniel (PT). 

“Peço que esse meu ato sirva como referencia de fazer o bem e ajudar as pessoas, cada um dentro do seu limite, mas dando o seu máximo. Agradeço esse reconhecimento, me sinto muito honrado. Eu não teria como deixar de me levar ao fato ocorrido em 03 de fevereiro de 2019, esse dia mudou muito a minha vida, ele me emociona, me engrandeceu como homem, pai, porque a situação que aquela família se encontrava era desesperadora, ali estava uma família, um pai, uma mãe e uma criança de 7 anos. Eu me coloquei no lugar daquele pai, que estava ali sem poder fazer nada, eles estavam pendurados com o carro virado, a beira de um penhasco e certamente se caíssem seria fatal”, relatou o soldado Linke.

“Eu de maneira imediata fui até lá, tentei primeiro acalmá-los, me identifiquei como brigadiano, mostrando que eles não estavam mais sozinhos. Eu prometi ao pai, que implorava a retirada do filho, eu prometi que o filho seria salvo, que eu faria o que fosse possível para que terminasse da melhor forma possível”, contou Tiago Israel.

“Chovia muito, o carro deslizou e nesse momento, de forma instantânea tentei segurar o carro com minhas mãos e houve um outro deslizamento, então o carro caiu em cima de mim, fiquei com as minhas pernas embaixo do carro, e uma pedra, que demonstra que nem sempre as pedras vem de forma ruim, então o carro ficou encostado nela. Por um milagre de Deus eu consegui me posicionar novamente, mantive a calma, e pude perceber que o vidro de trás estava parcialmente quebrado e essa era a única forma de tirar aquela família”, continuou o brigadiano.

“Muitos gritavam sai daí, outros só gritando. Então fui até a parte de trás do carro. Eu retirei o restante do vidro com as mãos, eu olhei para as pessoas e eu não sei, tentei me colocar no lugar deles, do pai. Não pegava telefone, estava com o rádio, fardado subindo para trabalhar, então solicitei os serviços de 66, que dentro da Brigada é um pedido de socorro e eu tive a felicidade que uma viatura, que estava na Várzea, me ouviu. Essa viatura acionou a sala de operações de Gramado e movimentou o resgate. Eu continuei ali, quando ouvi um grito, e ai lançaram uma corda, era a EGR. Nesse momento eu já tinha tirado até o sinto da farda tentando amarrar o carro, e eu lhes confesso que não sabia o que fazer, sabia que tinha que fazer algo, que não podia sair dali, que eu tinha que fazer algo por eles”, contou o soldado Linke.

“Eu optei em subir em cima do carro, mesmo balançando, então passei a corda no eixo traseiro e coloquei meu corpo para trás, tentando fixa-lo. O carro ficou ali, pulei para a parte de baixo, entrei dentro do carro, o pai me orientou sobre a situação do menino, e eu sabia que teria que fazer algo correto, pois um erro, eu estando dentro do carro, acabaria custando a vida daquelas pessoas. Peguei o menino, segurei com força,  fui para parte de trás do carro, o retirei, subi parte do barranco e entreguei a uma pessoa que estava ali, voltei retirei a mãe e por último o pai”, continuou a relatar o soldado.

Tiago disse que daria o seu máximo para ajudar alguém, por representar uma instituição que tem mais de 180 anos de história, feita de homens de valores e que jamais se entregariam. “Tenho muito orgulho de fazer parte disso e agradeço a Deus por ter me colocado na Brigada Militar, e pela Brigada Militar ter me tornado quem eu sou, homem, pai de família, com coragem e que para sempre honrará essa farda”, disse o homenageado. 

O vereador Professor Daniel (PT), autor da homenagem, disse sentir orgulho de poder apresentar a moção de aplausos. “Essa moção é da comunidade, nós vereadores somos agentes do povo para fazer essa singela homenagem, que sei que é significativa pra ti e para a Brigada Militar,  a forma como tu falou, com o coração, pessoa que ama a Brigada Militar, que ama a família, vocês da Brigada são um orgulho pra nós, precisamos cada vez mais valorizar as instituições. Tiago representa a querida Brigada, a tua família tem orgulho de ti, nós temos orgulho da Brigada Militar. É isso que precisamos para nosso país, homens de valor”, falou o Professor Daniel.

O coronel Marcelo Frota, secretário adjunto da Segurança Pública, disse que Tiago é um herói na Brigada Militar, honrando a comunidade. “Admiro o heroísmo dele. Imagino quantos Tiagos a Brigada teve e tem nesses 180 anos de história. Quantas vezes um soldado de folga para pra ajudar as pessoas? Cumprimentos a cidade de Gramado por esse soldado, o gesto dele foi sensacional, obrigado por me permitir em algum momento ser útil a ti, afim de que tu permanecesse vestindo a farda da Brigada, tu nos enche de orgulho e emoção”, disse o coronel Marcelo Frota.