Diversos setores estão sendo ouvidos para avaliação da parceria público-privada

Geral
18/06/2019 16:21

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin (MDB), está realizando uma série de reuniões com diversos segmentos da sociedade, a partir de uma ideia de parceria público-privada visando à construção de um novo e moderno hospital para o município de Canela.


O espaço público que entraria em negociação é a área onde ficam localizadas as Ruínas do Cassino, em um terreno de 33 mil m². 


Mediante a adesão satisfatória por parte da comunidade, a Administração pretende concretizar a proposta. Primeiro, deverá elaborar lei específica para aprovação do Legislativo; depois, lançará o edital abrindo a concorrência à iniciativa privada para a parceria.


Em contrapartida, a empresa que cumprir com todos os requisitos previstos no edital e for a vencedora do processo licitatório deverá construir um novo e moderno hospital em uma ampla área no bairro Canelinha, às margens da RS-235.


A Administração prevê a construção do hospital com 4.000m² de área construída, com 52 leitos disponíveis, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “São terrenos que, atualmente, não produzem nada e só geram prejuízos aos cofres municipais. Queremos que a comunidade tome conta desta ideia e se manifeste”, destaca o prefeito Constantino Orsolin.  

ASSOCIAÇÕES DE MORADORES 


Na manhã do último sábado (15), o prefeito Constantino Orsolin, acompanhado por secretários municipais, recebeu em seu gabinete presidentes e representantes de diversas associações de moradores do município e outras entidades, com o objetivo de apresentar a proposta de construção do novo hospital. 


Na ocasião, os líderes comunitários ouviram atentamente o chefe do Executivo e puderam opinar sobre o tema. “Foi um encontro muito produtivo e agradecemos ao governo por possibilitar voz ativa às associações antes de assinar um projeto tão importante como esse”, comentou Fladimir Bonn – presidente da Associação de Moradores do Bairro São Luiz. 


“Esta Administração faz história ao ouvir as demandas e reivindicações dos bairros. A saúde está sempre em primeiro lugar e aprovamos essa ideia”, afirmou Antônio Jaílson Silveira – presidente da Associação de Moradores do Bairro Maggi. 


DEBATES ENVOLVERAM ACIC E COMUNIDADE


Já na manhã desta segunda-feira (17), também no gabinete do Prefeito, ocorreu uma reunião com membros da diretoria da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Canela) para tratar sobre a pauta do novo hospital. O prefeito Constantino Orsolin apresentou a proposta e ouviu sinalizações positivas dos representantes da entidade empresarial. 


“É uma ideia fantástica, tendo em vista que um novo hospital é um apelo da nossa comunidade. Ouvir a população para receber críticas e sugestões é fundamental, pois juntos somos muito mais fortes”, frisa Ronaldo de Paula, presidente da ACIC. 


O Poder Executivo realizará uma série de reuniões nos próximos dias, com o intuito de debater e propagar este tema em todos os setores da sociedade canelense. “É um patrimônio público valoroso, e a população está recebendo essa ideia com muito entusiasmo. Peço que todos participem deste processo, já que o hospital é de todos nós”, destaca o prefeito Constantino Orsolin. 

AGENDA DE REUNIÕES


Segunda-feira – 24 de Junho


Manhã
- Lions, Rotary Clube, Fundação Cultural, Servidores da Secretaria de Obras/Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.

Terça-feira – 25 de Junho 
19h – Bairro São José/Escola Serafina Seibt

Quarta-feira – 26 de Junho 
19h - Bairros São Rafael e Distrito Industrial

Local: Escola Severino Travi

Quinta-feira – 27 de Junho 
19h – Bairro Eugênio Ferreira/Palace Hotel

Local: Escola Diva Pedroso da Cunha

Sexta-feira – 28 de Junho 
19h – Bairros Saiqui e Jardim das Fontes

Local: Sede Associação de Moradores do Saiqui

Sábado – 29 de Junho
9h – Esportistas

Local: Câmara de Vereadores 

Dia 2 de Julho 
19h – Bairros São Luiz e Bom Jesus
Local: Escola Dante Bertoluci


Dia 3 de Julho 
19h – Bairros Leodoro de Azevedo e Cedro

Local: Sede Associação de Moradores do bairro Leodoro de Azevedo 

Dia 4 de Julho 
19h - Bairros Santa Marta e Dante

Local: Ginásio Municipal 


Dia 5 de Julho 
19h – Bairros Canelinha e Ulisses de Abreu

Escola Neusa Mari Pacheco (confirmar) 

Dia 8 de Julho 
19h – Bairro Boeira

Local: Salão Comunitário da Capela São Francisco de Assis

Dia 9 de Julho 
19h – Bairros SESI e Chacrão

Local: Escola João Alfredo Corrêa Pinto

Dia 16 de Julho 
19h - Bairros Loteamento Central e Maggi

Local: Salão da APAE


Dia 17 de Julho 
19h – Bairros Santa Terezinha/Alpes Verdes e Maggi

Local: Escola Santa Terezinha