Geral
19/03/2019 19:59

O diretor-presidente do Hospital de Caridade de Canela (HCC), Antônio Saldanha Nunes, esteve em audiência com o Prefeito em Exercício, Gilberto Cezar.


No encontro, o diretor comunicou que a casa de saúde vem enfrentando dificuldades financeiras pela falta de repasses por parte do Governo do Estado desde novembro do ano passado, que somam R$ 1.075.000,00.


Os problemas do Hospital de Canela revelam que o Estado falha com a saúde pública que se não recebe recursos e os maiores prejudicados são a população.


Saldanha ressaltou que os recursos municipais e federais estão em dia, mas os 33% da receita mensal do HCC são de valores estaduais, o que acarreta em situações problemáticas, como o que ocorreu no final de semana passado, onde não se tinha insumos (medicamentos e material) para os atendimentos de urgência e emergência.


“Com a inadimplência do Estado, a população não tem acesso a serviços fundamentais e nem sempre recebe o tratamento com a qualidade necessária” completa o diretor-presidente.


Gilberto Cezar falou que é fundamental que o Estado do Rio Grande do Sul cumpra com os repasses, pois a saúde é um direito de todos e dever de todos os entes federativos. “A Prefeitura está com seus repasses em dia, mas que a falta de pagamento do Estado desde novembro do ano passado está causando este desequilíbrio e prejudicando serviços a comunidade”, pontuou.


O Prefeito em Exercício tenta uma agenda com a Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, para cobrar uma definição para a situação.